O CENTRÃO EXIGE O TOMA LÁ DA CÁ E RESOLVEU BATER DE FRENTE COM BOLSONARO

21 de Fevereiro de 2019 | 15:47hs
Imagem [0]

O presidente Jair Bolsonaro vai passar pelo teste do Centrão.

O Centrão, pra quem não sabe, é aquele grupo de parlamentares do Congresso que não fede, nem cheira. O baixo clero. A turma que não aparece, mas é especialista em morder vantagens.

Os centristas mandaram um recado direto para o governo. Só aprova se dividir o bolo com eles.

Bolsonaro foi eleito com o discurso de que não barganha cargos.

Vamos ver agora se isso é verdade.

O teste está em andamento,  vejam as notícias de Brasília e acompanhem se o governo cede ou não cede.

ROGÉRIO EXPLICOU 400 REAIS DE APOSENTADORIA PARA OS VELHINHOS MAIS POBRES COMO SE FOSSE UMA VANTAGEM

20 de Fevereiro de 2019 | 16:05hs
Imagem [1]

Acho que o nosso ex-deputado Rogério Marinho (secretário nacional da Previdência) estava fazendo graça hoje durante o anúncio da reforma da previdência.

Perguntado sobre de onde tiraram esse valor de 400 reais para pagar o velhinho que vive abaixo da linha da pobreza, ele saiu-se com essa.

“Considerando que o bolsa-família paga em média 130 reais a cada família inscrita, o aposentado social terá mais de 200% a mais do que o bolsa-família”.

Dito como Rogério disse, a sensação que ficou é que havia um sorrisinho malicioso no canto da boca ao afirmar que ganhar mais do que bolsa-família seria uma grande vantagem.

É isso aí mesmo, o aposentado especial vai ganhar duas bolsas família e meia. E tem que ficar feliz com isso. É uma grande generosidade do governo.

Imagine aí, caro Rogério, que alegria do velhinho do Nordeste, aposentado aos 65 anos, isso se sobreviver até lá, contemplado com 400 contos por mês.

Um presentão.

TÁ MUITO CLARO QUE SÉRGIO MORO NÃO MUDOU DE OPINIÃO SOBRE CAIXA 2 E SOBRE CORRUPÇÃO

20 de Fevereiro de 2019 | 15:16hs
Imagem [0]

Tenho muitas críticas ao ex-juiz Sérgio Moro. Não simpatizo com ele.

Mas, o que está sendo feito com ele nas redes sociais em relação as suas falas sobre o que seja caixa 2 e crimes de corrupção, é  uma manipulação para desvirtuar o real sentido do que ele expressou.

No passado Moro afirmou: “Caixa 2 é uma trapaça. Corrupção para financiar campanha é algo bem pior...”

Essa semana Moro disse: “Caixa 2 não é corrupção. Há o crime de caixa 2 e há o crime de corrupção. É uma questão técnica”.

Não há contradição alguma.

São dois crimes diferentes. Você pode ter caixa 2 eleitoral sem ter um crime de corrupção, assim como pode existir o crime de corrupção sem necessariamente o dinheiro obtido com esse crime vá para um caixa 2 de campanha.

O que Sérgio Moro afirmou É que quando há corrupção e o fruto dessa corrupção abastece um caixa 2 é algo bem pior, porque gera uma trapaça no sistema democrático do País.

Eu entendi o que Moro quis dizer. Não acato esse argumento de que o Moro de hoje mudou de opinião em relação ao Moro de ontem sobre esse assunto.

Nada a ver. E a verdade seja dita.

DEPUTADOS DERROTAM GOVERNO E AVISAM A BOLSONARO QUE AGORA A CONVERSINHA É OUTRA

20 de Fevereiro de 2019 | 14:55hs
Imagem [0]

A medida que a Câmara derrubou ontem, advinda do Executivo, sobre a ampliação do número de servidores públicos que podem decretar sigilo sobre documentos, não fere de morte o governo Bolsonaro.

Nem passou perto disso.

Mas, foi um sinal de que haverá cobranças e a turma está disposta a usar suas armas.

Penso que isso não afeta a reforma da Previdência, nem a reforma anticrime, pois são matérias que estão além da briguinha de comadres de Executivo e Legislativo.

Os deputados e senadores não deixarão de votar as reformas, visto que a opinião pública e a mídia estão de olho, por conta das birras com Bolsonaro.

Mas, nas outras matérias a conversinha vai ser mais dura.

O sinal foi enviado. Ou senta e ajusta ou vai levar tombo. Traduzindo: ou dá pra receber ou não recebe nada.

Essa turma sempre viveu à sombra proporcionada pelas benesses de ser governo e não vai aceitar quietinha o estilo Bolsonaro de que aqui quem manda sou eu.

Vendo as imagens da votação de ontem, no exato momento que é anunciado o resultado e o governo é derrotado, os parlamentares batem palmas e soltam gritinhos.

Pra mim, isso é sinal de guerra. Claríssimo.

CPI DA TOGA É ARMA DE CHANTAGEM DOS CONGRESSISTAS PARA POR FREIO NO JUDICIÁRIO

20 de Fevereiro de 2019 | 14:26hs
Imagem [1]

Senado e Câmara tem na agulha uma CPI para apurar seja o que for nos tribunais superiores de Justiça. Chama-se a CPI da Lava-toga.

Na verdade, isso nada mais é do que um gatilho de chantagem. Como quem diz: fica ai na sua, caladinho, porque se vier, eu meto uma CPI em vocês.

No meu entendimento uma CPI deve ser criada com fatos concretos e eventos determinados. Não se cria uma CPI pra ver se acha alguma coisa. a CPI da Toga só tem suposições e coisas genéricas para se firmar.

Também já disse aqui nesse espaço que as investigações no Congresso em nível de CPI não substituem o devido processo legal dentro do Poder Judiciário.

É mais prático que o âmbito da investigação se dê nas instâncias próprias tipo polícia federal e Ministério Público, porque o Congresso ao final de uma CPÌ só lhe resta mandar tudo para o Judiciário para as providências legais.

Então, essa conversa de CPI da Toga, nos moldes que está apresentada, é apenas instrumento de chantagem do Congresso. Apenas isso.

ASSEMBLEIA NÃO VAI REBAIXAR DUODÉCIMO NEM QUE O RN EXPLODA

20 de Fevereiro de 2019 | 14:24hs
Imagem [0]

Estive lendo hoje algumas notícias da nossa capital e ouvi mais uma vez algumas referências sobre os duodécimos que são repassados para o Tribunal de Justiça, MP, a Assembleia e o TCE.

O argumento é que está alto demais. Está sobrando dinheiros nestes órgãos.

Ora, o duodécimo é um percentual obrigatório sobre a arrecadação, criado em lei e que cabe aos outros poderes.

Então seria o caso de mudar a lei.

As leis são votadas no Legislativo, que por sua vez é beneficiário do duodécimo alto.

Traduzindo a conversa: ninguém espere duodécimos mais justos para Legislativo e Judiciário.

Se puderem, eles aumentam, baixar, jamais!

SALÁRIO EM DIA É A CANTIGA QUE AGORA NÃO SAI MAIS DA BOCA DE ROSALBA

20 de Fevereiro de 2019 | 14:23hs
Imagem [0]

Está se cumprindo aquilo que este blog previu.

Falar de salários é a cantiga do momento da prefeita Rosalba Ciarlini.

Na falta de um discurso sobre melhorias na segurança, na saúde, na infraestrutura, resta a Rosalba louvar o quanto ela é maravilhosa no pagamento dos salários.

E Rosalba não vai ficar apenas no salário em dia.

Já está anunciando que vai retomar o 14º salário para os professores.

Olhe lá se não criar o 14º para outras categorias.

Rosalba já se vangloria de ter criado o décimo pago dentro do mês de aniversário.

O leitor se pergunta: mas assim, ela cria discurso apenas para o servidor? E o resto da população?

Porque quando os salários permaneciam atrasados, mesmo depois de dois anos na gestão, Rosalba não tinha era discurso nenhum.

Agora tem um.

A BRIGUINHA DE CUMADRES ENTRE JAIR BOLSONARO E GUSTAVO BEBIANNO

19 de Fevereiro de 2019 | 18:53hs
Imagem [0]

Eu ouvi todos os áudios  das conversas pelo whatssap entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro Gustavo Bebianno.

Parecia uma briga de comadres. Um disse-me-disse.

Vai aqui o resumo da conversa. Pode crer, num foi isso, foi quase como se fosse assim.

 

BOLSONARO: Ô Bebianno que conversa é essa que tá rolando que eu tou com bafo de onça?

BEBIANNO: Capitão, num tou sabendo nada disso não.

BOLSONARO: Gustavo, você deixa de ser sonso, porque aqui no hospital com quem eu falei face a face foi você que torceu o nariz pra mim, num vem com essa não.

BEBIANNO: Capitão, é o que tou lhe dizendo, se tá tudo bem entre a gente, porque é que eu iria sair com uma conversa dessa. Eu não sou mentiroso, Não sou desleal.

BOLSONARO: E nem bafo de onça eu tenho, viu, a Michelle nunca me reclamou, num traz uma coisa dessa pro meu colo não viu, que não vai dar certo.

BEBIANNO: Acho que essa conversa pode ter saído ai do 02  que não segura nada, fica vazando as intimidades pelas redes sociais. Ponha freio na gurizada

BOLSONARO: Ói Bibianno, só você que cheirou meu bafo assim de perto, se tava eu e você e tão dizendo que tou com bafo, foi você que disse sim. Ei vi sua careta na hora.

BEBIANNO: Capitão, eu acho seu bafo até gostosinho. Eu sou leal. Naquele dia que o senhor peidou no meio da reunião dos ministros, fui eu que cheirei o peido todinho e fiquei calado. Então, não duvide da minha lealdade.

BOLSONARO: Gustavo, como presidente da República eu tou lhe dizendo que encerre essa conversa por ai. Não traga merda pro meu colo.  

BEBIANNO: Agora é você tá me ofendendo. Segure seus pitbuuls que eu não tenho nada a ver com isso.

BOLSONARO: Olhe, eu tou me recuperando aqui das triplas, você queria o que meu amigo, um bafinho de anjo? Assim não tem como, você tem que prevê isso ai, viu.

BEBIANNO: Capitão, afinal quem tá dizendo que o Senhor tá de bafo?

BOLSONARO: Tem esse pessoal aí do Antagonista, você controla, tão falando de bafo, de peido, sei lá que merda é essa, meu amigo.

BEBIANNO: Se tem merda, a merda é sua, eu não tenho nada a ver com isso.

BOLSONARO: Eu sou o presidente, eu lhe demito viu.

BEBIANNO: Capitão, me demita e eu te explodo.

BOLSONARO: Ora, vá merda.

BEBIANNO: Vá você, seu podre.

BOLSONARO: Óie aí, eu não tou dizendo que foi você. Quem falou quem é podre agora?

BEBIANNO: bafo de bode, peidão, cu de bosta.

BOLSONARO: Tá demitido.

BOLSONARO SOBRE BEBIANNO: DEDICADO, COMPROMETIDO, IMPORTANTE, SERIEDADE, EMPENHO...

19 de Fevereiro de 2019 | 10:16hs
Imagem [0]

Pela primeira vez na história desse País, um presidente precisou gravar um vídeo para justificar e rasgar elogios a um ministro que estava sendo demitido.

Dedicado, seriedade, esforço, comprometido, qualidades, empenho, dedicação, importante, foram alguns dos adjetivos usados por Bolsonaro para se referir a Gustavo Bebianno.

Fica até a dúvida sobre como é possível demitir um ministro com tantas qualidades.

Eu pensei que se tratava de um falso e mentiroso, como divulgou o Carlos Bolsonaro.

P.S. o que se diz é que o vídeo foi o preço que Bebianno cobrou para sair calado. E Bolsonaro topou pagar.

ASSEMBLEIA PAGA DIÁRIAS DE R$ 2,9 PARA DEPUTADO VIAJAR PARA TRATAR DE ASSUNTOS DO MANDATO

19 de Fevereiro de 2019 | 09:41hs
Imagem [0]

ATO DA MESA Nº 995/2019

 A MESA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso das atribuições que lhe confere o art. 52 do Regimento Interno, R E S O L V E:

CONCEDER ao Deputado ALLYSON LEANDRO BEZERRA SILVA ajuda de custo no valor de R$ 2.956,80 (dois mil, novecentos e cinquenta e seis reais e oitenta centavos), para tratar de assuntos de interesse do seu mandato parlamentar, em Brasília/DF, no período de 19 a 22 de fevereiro de 2019, de acordo com o art. 52 da Resolução n.º 46/90, de 14 de dezembro de 1990 (Regimento Interno) consolidado por determinação da Resolução n.º 010/2003, de 29 de julho de 2003 e promulgado pelo Ato da Mesa n.º 468/03, de 29 de julho de 2003.

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, Palácio “JOSÉ AUGUSTO”, em Natal, 14 de fevereiro de 2019.

 

É perfeitamente legítimo a ida de deputados estaduais à Brasília para tratar de assuntos de interesse do Rio Grande do Norte e do Poder Legislativo.

Mas, tenho duas observações sobre o ato da Mesa acima.

  1. Essas publicações deveriam informar que assuntos são esses de interesse do mandato, afinal, tão genérico assim abre brecha para viajar por qualquer motivo.
  2. A AL deveria pagar ajuda de custo para viagens de deputados para assuntos de interesse do mandato? Não seria apenas para assuntos de interesse do Poder Legislativo?

Sou jornalista há 28 anos, advogado e professor de História. Não sei se sou competente, mas sei que sou responsável com minhas tarefas.

netoqueiroz@uol.com.br