E APÓS A REFORMA DA PREVIDÊNCIA, QUAL SERÁ O DISCURSO ALARMISTA QUE O GOVERNO VAI UTILIZAR?

07 de Junho de 2019 | 12:13hs
Imagem [0]

Fico imaginando qual o discurso que o governo Bolsonaro vai usar após concluir a reforma da previdência. Qual alarme será acionado?

Sabe-se que atualmente o governo joga todo o peso da gestão nessa reforma. A vende como sendo o último bastião para salvar o País. Vende a salvação da pátria no pós-reforma.

O detalhe é que a reforma nem de longe cumprirá tal papel.

Mesmo porque seus efeitos são a médio e longo prazo. Dez anos no mínimo.

Porém, a retração da economia é pra já. Está afetando a todos.

Por enquanto, o governo se agarra na reforma como sendo a solução. “Aprovem a reforma e tudo se revolverá”, dizem os governistas a cada entrevista.

A não ser que o governo esteja projetando o mesmo discurso com as reformas que virão logo após. A tributária. A política.

Só que um dia o povo cansa.

O OPORTUNISMO PETISTA DE SEMPRE VERSUS O DISCURSO DE QUEM ESTÁ AGORA DO OUTRO LADO DA MESA

07 de Junho de 2019 | 12:12hs
Imagem [0]

Fiquei lendo as notícias sobre o fechamento do Hospital Ruy Pereira.

De um lado a oposição atirando suas pedras contra a vidraça do governo acusando-o de fechar hospitais num momento em que a saúde pública definha.

E o governo, do outro, explicando que vai fechar o hospital porque paga um aluguel caro no prédio e existem outros hospitais em condições de receber todos os leitos que serão desativados no Ruy Pereira.

O que me chama a atenção no debate é o oportunismo do discurso de cada lado.

O PT que sempre esbravejou horrores quando os governos anteriores fecharam unidades de saúde.

Agora que o governo petista está do outro lado da mesa, o discurso de ocasião é totalmente diferente de antes. Agora, as justificativas que antes sequer eram ouvidas, servem para explicar o inexplicável.

Mas, também não deixo de criticar o discurso dos opositores do PT. Que antes era de conivência com o governo e agora, subitamente, virou discurso de povão.

Resumo da conversa: é todo mundo farinha do mesmo saco. Fazem o discurso oportunista e de ocasião.

Que bom seria se nossos representantes políticos agissem pensando no bem-estar da população e por ela, só em favor dela, fundamentassem suas ações.

ALGUÉM NOTOU QUE TIVEMOS DUAS SEMANAS DE RELATIVA TRANQUILIDADE NO GOVERNO BOLSONARO?

07 de Junho de 2019 | 12:11hs
Imagem [0]

Depois dos protestos nas ruas em favor de Bolsonaro, de duas semanas atrás, começamos a atravessar um período de calmaria.

O governo parou de dar caneladas e de certa forma, temos uma pauta política em andamento com certa sobriedade.

O que mudou?

Procurei a resposta e percebi uma coisa. Os filhos de Bolsonaro parecem estar mais calmos. Não postaram nada polêmico, não agrediram ninguém e estão sumidos das redes sociais.

Será que foi por isso?

Alguém deu um cala-boca no pitbull? Carlos Bolsonaro anda quieto.

Flávio, enrolado com o Queiros, tomou chá de sumiço.

O Eduardo não fede e nem cheira.

Sem os filhos atrapalhando e sem maiores atropelos, o governo Bolsonaro conseguiu produzir duas semanas tranquilas para o País.

E DAÍ SE BETO ROSADO NEGOCIOU COM BOLSONARO O VOTO EM FAVOR DA REFORMA PELO DECRETO DO SAL

05 de Junho de 2019 | 15:07hs
Imagem [0]

 

Não tenho nada contra o deputado Beto Rosado ter selado um acordo com o presidente Jair Bolsonaro e ter condicionado seu voto a favor da reforma da previdência a assinatura do decreto que reconheceu o sal do Rio Grande do Norte como de interesse social.

O decreto permite a continuidade da produção de sal no RN, garante os empregos e mantém na nossa economia o sal como instrumento importante.

Caso tenha havido mesmo o acordo, o presidente negociou por uma causa que não é particular dele, mas do seu governo. No caso, a reforma.

Beto negociou por um bem maior em favor da economia do seu Estado.

Ninguém se engane sobre isso, são negociações aceitáveis com causas de interesse público.

Diferente do famoso toma-lá-dá-cá que na maioria das vezes servia para obter vantagens pessoais.

Nada a opor. Fez bem deputado Beto.

ROSALBA DIZ TER PESQUISA COM MELHORA DE IMAGEM, MAS NINGUÉM VIU ESSA TAL PESQUISA

05 de Junho de 2019 | 14:05hs
Imagem [0]

Há uma informação postada hoje em alguns blogs noticiando que a prefeita Rosalba Ciarlini teria números de pesquisa em mãos bem mais auspiciosos que os que têm sido divulgados pela mídia.

Penso que a origem de tal informação seja o próprio Palácio da Resistência.

Contudo, é temeroso fiar-se em algo tão desprovido de comprovação.

A pesquisa que a opinião pública teve acesso foi aquela divulgada no blog de Bruno Barreto, que revelam alguns cenários e a performance de intenções de votos de Rosalba na casa dos 25%.

Afora isso, se existirem de fato, novas pesquisas, não é do meu conhecimento, nem veio a público seus números.

Já vivi anos suficientes para aprender que preciso ver uma pesquisa para poder lhe dar crédito. Meus ouvidos estão calejados de boataria sobre pesquisas.

Caso a prefeita tenha em mãos números tão satisfatórios, que mostrem que reverteu completamente a desaprovação existente de sua administração e as intenções de votos para 2020 subiram, então que mostre seus números.

Nada mais lógico que quem tenha números melhores, apresento-os, para assim rebater os piores.

Apenas fazer barulho não merece nossa atenção.

Não estou dizendo que as pesquisas não existam, apenas nego-lhe a credibilidade porque não os vi e nem foram apresentados.

Fosse assim seríamos enganados diariamente com a frequência com que se inventam e espalham pesquisas que nunca existiram

Repito, se Rosalba afirma que sua aprovação subiu e suas intenções de voto também, então que venham os números.

Sem isso, com licença, que tenho mais o que fazer.

BETO ROSADO FEZ UM BOM TRABALHO PELA INDÚSTRIA SALINEIRA DO RN

04 de Junho de 2019 | 15:59hs
Imagem [0]

O deputado federal Beto Rosado está de parabéns. Ele anunciou em suas redes sociais que o presidente Bolsonaro assinará hoje decreto tornando o sal marinho produzido no Rio Grande do Norte de interesse social.

A assinatura presidencial no ato que reconhece o sal como interesse social dará aos produtores facilidades nos embates que atualmente travam por conta de questões ambientais e com o fisco.

Eu sempre defendi que as salinas não prejudicam o ecossistema, como faz crer o MP, e sim, é parte integrante desse ecossistema.

A boa notícia agora é que com esse reconhecimento, algumas normas utilizadas para aplicação de multas ou restrições na produção do sal, agora terão que ser revistas.

O trabalho de Beto Rosado nesse sentido foi importante. Ele cumpriu bem seu papel de representante do Rio Grande do Norte.

E por isso, o reconhecimento devido.

TERMINANDO O INVERNO, AGORA É HORA DE FÁTIMA ANUNCIAR PLANO PARA RECUPERAR ESTRADAS

04 de Junho de 2019 | 14:58hs
Imagem [0]

Eu realmente gostaria muito de conhecer os planos da governadora Fátima Bezerra para a recuperação das nossas estradas.

Digo isso porque é preocupante a situação da maioria das estradas que cortam o Rio Grande do Norte. Quase todas elas estão esburacadas, algumas em situação de risco para os motoristas.

A última vez que tivemos estradas de boa qualidade foi no final da gestão de Wilma de Faria. Ela saiu do governo deixando nossas rodovias em boas condições.

Vieram os quatro anos de Rosalba, os quatro anos de Robinson e nesse tempo tivemos apenas as operações tapa buraco, uma ou outra rodovia sendo recuperada. Paliativos.

O fato é que chegamos a uma situação crítica.

Sei que o dinheiro do Banco Mundial  que o RN vem utilizando, deve prever alguma coisa nesse sentido, mas desconheço qual montante  e como será utilizado.

Seria importante que Fátima fizesse agora, na fase final do inverno, um anúncio do seu plano para recuperar as estradas do RN. Esse é o momento.

Isto é, se o plano existir.

NÃO É DE BOM TOM ROSALBA ATUAR TÃO FORTEMENTE PELA PRORROGAÇÃO DO MANDATO

04 de Junho de 2019 | 12:57hs
Imagem [0]

Não acho ético a prefeita Rosalba Ciarlini fazer uma defesa veemente da PEC 56/2019 que trata da prorrogação de mandatos dos atuais prefeitos e vereadores por mais dois anos, para que em 2022 tenhamos eleição geral no País.

Justamente porque ela é beneficiária direta da medida. Trabalha em causa própria.

O correto seria Rosalba se manter à margem dessa discussão, tendo em vista seu interesse em jogo, deixando aos legisladores a definição.

A justificativa de Rosalba de que a prorrogação dos mandatos economizar alguns milhões de reais que poderia ser utilizado em prol do povo é vazia.

Estivesse Rosalba fora do mandato e planejando ser candidata no ano que vem, com certeza ela estaria defendendo a rejeição da PEC.

Mesmo porque Rosalba defendendo ou não pouco importa para sua aprovação ou rejeição. Em sendo assim, seria elegante a prefeita se manter isenta, sem querer legislar em causa própria.

O QUE MAIS CHAMA ATENÇÃO NO CASO NEYMAR É A PRESSA DAS PESSOAS EM JULGAREM OS OUTROS

04 de Junho de 2019 | 10:55hs
Imagem [0]

O suposto estupro cometido por Neymar ocupa manchetes de todos os noticiários. Parece que é o assunto mais importante do momento. Neymar estuprou ou não a jovem de 26 anos?

Vendo as redes sociais, principalmente os grupos de WhatsApp, impressiona a quantidade de julgamentos que as pessoas fazem da situação e das pessoas envolvidas.

Esse é um dos fenômenos causados na comunicação com o advento das redes sociais e o acesso globalizado a informação.

As pessoas estão o tempo inteiro julgado atitudes, pensamentos e as próprias pessoas. Todo mundo se torna juiz, independente da qualidade da informação que recebem.

Esse caso de Neymar é um retrato disso.

As pessoas não sabem corretamente o que aconteceu, os fatos, há muitas versões e muitas mentiras circulando pela internet.

Não importa, quase todo mundo já efetuou o julgamento e já passou adiante sua sentença.

Não há elementos hoje para dizer se Neymar realmente cometeu o crime de estupro, se a moça é uma oportunista, o que houve entre eles.

O bom senso assopra nos nossos ouvidos que é melhor aguardar as investigações, conhecer mais os fatos, ver o desenrolar.

Mas, bom senso é o que está faltando.

E a falta de bom senso e de parcimônia pode nos levar ao erro.

E não apenas no caso de Neymar, em quase tudo que fazemos.

Pense, repense, aguarde mais um pouco.

IMPLICADA EM ESQUEMA NA AL, ANA AUGUSTA VAI OPTAR POR DELAÇÃO OU VAI SEGURAR A ONDA SOZINHA?

03 de Junho de 2019 | 11:42hs
Imagem [0]

A decisão da ministra Laurita Vaz, do STJ, que libertou da prisão a ex-chefe de gabinete da Assembleia Legislativa, Ana Augusta Simas Aranha Teixeira de Carvalho, deixou no ar a sensação de que o poder pode tudo mesmo.

Há uma sensação de que existe nos bastidores duas forças se digladiando: de um lado a esperança de uma delação premiada e de outra uma força tentando evitar a todo custo que isso aconteça.

No meio da pressão, Ana Augusta. O que será que ela pensa? O que seus familiares pensam?

Conforme a denúncia apresentada pelo Ministério Público e com a robustez das provas constantes nos autos, é bem possível que Ana Augusta não se livre de uma pena severa.

A dúvida é se ela estará disposta, antes disso, a negociar uma delação, entregando outros supostos envolvidos, em troca do abrandamento das penas?

Existe alguém que esteja sendo acobertado por Ana Augusta? E se existe, que promessas tem feito a ela para segurar seu silêncio? Conseguirá?

Não é possível prever nada, mas tenho a sensação que a delação pode ser o único caminho sensato que lhe resta.

Sou jornalista há 28 anos, advogado e professor de História. Não sei se sou competente, mas sei que sou responsável com minhas tarefas.

netoqueiroz@uol.com.br