TIÃO COUTO DEFENDE OS EMPREGOS DE 5 MIL TRABALHADORES DURANTE O “GRITO DAS FACÇÕES”

16 de Setembro de 2017 | 14:49hs
Imagem [0]

“Estamos aqui em defesa do emprego de milhares de pessoas no nosso Estado, que  através das facções têxteis garantem seus sustentos e de suas famílias”, disse o empresário Tião Couto neste sábado perla manhã, ao participar do “Grito das Facções” realizado em São José do Seridó.

O evento foi um ato de protesto contra o Ministério Público do Trabalho que ajuizou ação tentando barrar as parcerias de trabalho entre as facções têxteis e o grupo Guararapes. O MPT entende que a forma de terceirização desse serviço traz prejuízo para os trabalhadores.

Tião Couto discordou do entendimento do MPT citando o exemplo de São José do Seridó, onde existem mais de 700 empregados nas facções que estão com suas carteiras assinadas e garantem com dignidade o sustento de suas famílias. “São os próprios trabalhadores que discordam da ação do MPT porque temem perder seus empregos”, disse.

Os protestos acontecerem durante audiência pública convocada pela Câmara Municipal de São José do Seridó e ocorreu no Ginásio de Esportes da cidade. Cerca de 2 mil pessoas participaram do ato.

O empresário mossoroense Jorge do Rosário, ex-candidato a vice-prefeito em Mossoró, que também acompanhou o “Grito das Facções” defendeu que o Ministério Público do Trabalho precisa ter a sensibilidade social para compreender que se essas 700 pessoas de São José do Seridó perderem seus empregos a cidade inteira entra em colapso.

O evento contou com participação dos dirigentes das federações da indústria, do comércio e da agricultura e contou também com as presenças do governador do Estado, empresários, prefeitos e vereadores da região.

 

MOSSORÓ: SETHAS DEVE ELABORAR “CARTA DE SERVIÇO AO CIDADÃO”

15 de Setembro de 2017 | 16:53hs
Imagem [0]

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), deverá elaborar a “Carta de Serviço ao Cidadão”. A obrigação foi assumida em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) perante a 14ª Promotoria de Justiça da comarca de Mossoró e deve ser cumprido até o final deste mês de setembro.

O TAC visa minimizar os problemas que a população de Mossoró e do Oeste Potiguar tem enfrentado em virtude da ineficiência na prestação do serviço público referente à confecção e expedição de documentos de identificação civil pelo Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (Itep), na Central do Cidadão de Mossoró.

A cartilha, obedecendo a legislação estadual, deverá ter versão eletrônica, disponibilizada por meio da internet, e versão física em quantidade suficiente para a disponibilização nos locais de atendimento. A Sethas também assumiu a responsabilidade de encaminhar relatório mensal da reestruturação física e organizacional da Central do Cidadão de Mossoró.

Ainda faz parte do compromisso que o Estado mantenha o MPRN informado mensalmente sobre o processo de licitação em tramitação no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN), para a contratação de auxiliar de serviços gerais e de segurança armada, para atuação na Central do Cidadão de Mossoró.

MPRN DIVULGA DISQUE DENÚNCIA PARA COMBATE AO CRIME ORGANIZADO

15 de Setembro de 2017 | 16:48hs
Imagem [0]

Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do RN divulgou um serviço próprio de denúncias por telefone, que já passou a funcionar. O número 127 atende 24 horas de forma gratuita. De acordo com o órgão, a identidade do denunciante é preservada.

Além do telefone, informações podem ser encaminhadas pelo WhatsApp para o número (84) 98863-4585. Ainda existe o e-mail disque.denuncia@mprn.mp.br. Por meio dessas ferramentas, conforme o MP, qualquer cidadão pode encaminhar denúncias que possam levar à prisão de criminosos, além de combater atos de corrupção e crimes de qualquer natureza.

Pelo WhatsApp também são aceitos textos, fotos, áudios e vídeos que possam comprovar as informações repassadas.

MARINHA ALERTA PARA RESSACA E ONDAS DE ATÉ 2,5 METROS ENTRE O RN E A BAHIA

15 de Setembro de 2017 | 16:47hs
Imagem [0]

A Marinha do Brasil emitiu um alerta para ondas que podem chegar a 2,5 metros de altura na faixa litorânea entre a praia de Touros, no Rio Grande do Norte, e Ilhéus, na Bahia. A ressaca já começou e deve se estender até as 9h do domingo, dia 17.

A Capitania dos Portos recomenda que as embarcações de pequeno porte evitem navegar no mar neste período e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança.

Outras informações sobre previsões meteorológicas estão disponíveis no site do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM).

SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA AS COMARCAS DE MOSSORÓ E BARAÚNA INSCREVE 1.667 CANDIDATOS

15 de Setembro de 2017 | 16:17hs
Imagem [0]
Encerradas nesta quinta-feira (14) as inscrições para o processo seletivo que definirá a contratação de estagiários remunerados de nível Médio, pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, para atuação em duas comarcas da região Oeste potiguar. As 50 vagas ofertadas para Mossoró serão disputadas por 1529 candidatos, enquanto 138 estudantes tentarão uma das 02 vagas abertas para Baraúna. Ao todo, 1667 pessoas confirmaram participação no certame.

A lista de inscritos será divulgada dia 09 de outubro, em veículo oficial e na imprensa local. A prova, que constará de 30 questões, ficou definida para 15 de outubro de 2017, de 08h às 12h.

A grande demanda de candidatos forçou a transferência do local de aplicação das provas do fórum Dr. Silveira Martins para as Escolas Professor Abel Freire Coelho e Professor Eliseu Viana, em Mossoró.

O candidato deverá chegar com no mínimo 30 minutos de antecedência e portar CPF e um documento de identidade oficial com foto.

 

DIA D DA CAMPANHA NACIONAL DE MULTIVACINAÇÃO ACONTECE NESTE SÁBADO

15 de Setembro de 2017 | 16:17hs
Imagem [0]

Amanhã, dia 16, acontece o dia D da Campanha Nacional de Multivacinação que tem como público-alvo crianças de zero a menores de quinze anos de idade. A campanha teve início dia 11 e segue até o dia 22 de setembro, o objetivo é a atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes. Todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e a UBS da comunidade da Maísa estarão abertas para a vacinação das . Além das Unidades, os bairros Nova Mossoró e Cidade Oeste estarão com postos de vacinação.

Serão disponibilizadas as vacinas BCG, Hepatite B, Penta, VIP, VOP, Rotavírus, Pneumocócica, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral, Tetra Viral ou Varicela, DTP, Hepatite A, dT, dTpa e HPV.

Este ano é a primeira vez que os adolescentes estão incluídos na campanha de Multivacinação. Aqueles que tem idade entre 12 e 13 anos receberão a vacina contra a meningite C e as meninas de 9 a menores de 15 anos e os meninos de 11 a menores de 15 anos receberão a vacina contra o HPV.

ARROGÂNCIA DE CARLOS EDUARDO ALVES PESA CONTRA ELE NA BUSCA DE ALIANÇAS

15 de Setembro de 2017 | 16:13hs
Imagem [0]

No post anterior falei que Carlos Eduardo será mesmo candidato ao Governo do Estado. Importante também falar sobre a viabilidade desse projeto.

O que mais conta a favor é que o palanque de Carlos será o mais denso no tocante as estruturas partidárias municipais que o apoiará.

O que mais conta em contrário é a fragilidade da exposição no mar das denúncias que envolvem os políticos em geral. O palanque de Carlos tende a ficar lotado de denunciados, que ficaria facilmente a mercê das operações policiais ao raiar do dia.

Outro ponto fraco. Carlos é o aliado que muitos aceitam porque não tem alternativa. É arrogante no trato, não valoriza parceiros e faz só o que lhe dá na telha.

Um aliado de dentro do próprio PMDB já decretou o estilo Carlos: “E aquele em que você ganha com ele, mas não leva”.

CANDIDATURA DE CARLOS EDUARDO ALVES AO GOVERNO PASSA A SER UMA REALIDADE

15 de Setembro de 2017 | 16:10hs
Imagem [1]

Tenho agora plena convicção que Carlos Eduardo Alves será candidato a governador do Estado em 2018.

Considerando que Garibaldi Filho tem dado entrevistas recventes lançando o nome de Carlos Eduardo como candidato a governador.

Considerando que José Agripino tem também conversado com seus aliados e dito que Carlos será o nome do DEM e do PMDB ao Governo.

Considerando que lideranças de outros partidos, chamadas à conversa, estão sendo informadas sobre o nome de Carlos para o Governo.

Considerando que nos eventos sociais, na informalidade, várias pessoas com acesso ao prefeito têm dito que ele será candidato.

Considerando que o silêncio de Carlos sobre candidatura ao Governo é estratégico, seja para não ter que responder sobre denúncias, seja para não permitir clima de fim de governo na sua gestão à frente da Prefeitura de Natal.

Considerando tudo isso, não tenho nenhuma dúvida sobre esta candidatura e que sua execução já começou.

O nome de Carlos Eduardo chegará a opinião pública na virada do ano. Tenho dito.

CÂMARA DOS DEPUTADOS NÃO TEM MAIS TEMPO HÁBIL PRA FAZER REFORMA POLÍTICA

15 de Setembro de 2017 | 16:09hs
Imagem [0]

Há hoje um consenso entre os deputados federais de que a reforma política já era.

Não há mais tempo hábil para aprovar qualquer alteração e submeter a duas votações em cada casa legislativa. As novas regras têm que estar aprovadas até 4 de outubro, ou seja, daqui a duas semanas.

Resta então apenas uma alternativa de mudança.

O Supremo Tribunal Federal dá sinais de que vai responder a uma questão sobre a constitucionalidade da formação de coligações proporcionais para as disputas eleitorais.

E os ministros do STF já tem dado a resposta. A norma vigente não tem margem para a formação dessas coligações.

Será essa a única alteração.

Sem conseguir avançar em absolutamente nada da reforma política na Câmara, vão ficando pelo caminho propostas de voto distrital, cláusula de barreira e fundo eleitoral.

PALESTRA SOBRE NOVAS REGRAS TRABALHISTAS TEM PLATÉIA LOTADA EM MOSSORÓ

15 de Setembro de 2017 | 16:06hs
Imagem [0]

Uma plateia lotada de mais de 600 pessoas acompanhou hoje pela manhã em Mossoró, no auditório do Hotel Garbos, a exposição sobre a reforma trabalhista.

Com o tema “Modernização das Leis Trabalhistas – O que mudou? Por que mudou”, o evento teve a palestra principal com a consultora e especialista em relações do trabalho e Direito Constitucional, Sylvia Lorena de Teixeira Sousa.

O deputado Rogério Marinho, autor do relatório que gerou a nova legislação, explanou sobre as mudanças que estão por vir quando a legislação entrar em vigor.


O seminário em Mossoró foi realizado pelas entidades representativas das empresas, FIERN, FECOMÉRCIO, FAERN, FETRONOR, SEBARE, FCL E FACERN.

 

Sou jornalista há 28 anos, advogado e professor de História. Não sei se sou competente, mas sei que sou responsável com minhas tarefas.

netoqueiroz@uol.com.br